top of page
Foto do escritorleon&clarice

Diário de Quarentena: alô, Brasil?

𝐩𝐨𝐫 𝐋𝐞𝐨𝐧 𝐁𝐢𝐧𝐠


Se eu pudesse dizer algum ponto positivo sobre estar preso no Equador durante uma pandemia causada por um vírus mortal, eu diria que meu espanhol subiu dois níveis de proficiência. Mas isso é algo muito privilegiado de se ressaltar, certo? Mesmo que numa situação como essa, Clarice e eu temos dinheiro suficiente para nos manter em boas condições. Nossos ânimos se acalmaram nos últimos dias (ainda que minha esposa continue agindo de forma suspeita), então não estamos tão desesperados quanto ao nosso futuro aqui.


A dona da pensão em que estamos hospedados sugeriu que tentássemos contato com a Embaixada Brasileira, em Quito. O Brasil repatriou um grupo de brasileiros que estava morando na China no mês passado. Pelo visto, não somos os únicos brasileiros aqui. Nem os únicos imigrantes. Uma família de argentinos chegou dois dias depois de nós. Eles passavam as férias em Guayaquil quando vieram para cá.


No fim, estamos todos no mesmo barco.


Clarice conseguiu o número da Embaixada ontem a noite, e estamos há quase duas horas tentando contato. Aparentemente, as linhas estão cheias. Tentamos e-mails também, mas não obtivemos respostas até agora. Sei que precisamos ter paciência, mas a espera parece interminável. Não podemos ser repatriados, já que temos um carro e pertences que não podem ser carregados no avião. Estamos estudando os melhores meios de voltar para casa, desde que a pandemia parece longe demais de terminar — esse é um outro problema que estamos enfrentando, mas em silêncio.


Clarice e eu não estamos no nosso melhor momento, temos discussões frequentes e não concordamos na maioria das coisas. Isso nos tornou mais distantes, eu acho, ainda que sob o mesmo teto. Sinceramente, não consigo culpá-la isso. Fizemos meses de planejamento para que nenhum imprevisto arruinasse a nossa viagem (que também aconteceria durante o nosso aniversário de dois anos de casamento, acredita nessa m*rda?).


Enfim, mandem nos comentários como está sendo a rotina de vocês durante a quarentena. Estou lendo muitas mensagens sobre o que está acontecendo no Brasil — 11 mil casos e um Ministro da Saúde prestes a ser despedido? Brasileiro não tem um minuto de paz nesse inferno. E as pessoas falam, sabe? Não vai demora muito para viramos o mal exemplo mundial de como não ferrar tudo durante uma pandemia. Eu digo que ainda vou convencer a Clarice a morar na Argentina. O espanhol eu já tenho.

Foto da nossa passagem pela Argentina só para relembrar.

Foto por Clarice.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page